Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

VARICELA e SARAMPO

VARICELA
A varicela e o sarampo doenças infecto-contagiosas que têm maior incidência na infância, podem também ocorrer em qualquer idade. As duas manifestam-se por lesões na pele, como pontos vermelhos e, por isso, podem ser facilmente confundidas. Porém, de acordo com a infectologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Mônica Gomes as doenças apresentam características distintas que permitem serem diferenciadas e diagnosticadas.
Na varicela, o indício mais importante são as lesões de pele que se apresentam em forma de bolhas, pontos de pus e crostas ("casquinhas") ao mesmo tempo”, explica.
Segundo a Dra. Monica essas lesões se espalham por todo corpo, incluindo couro cabeludo e eventualmente as mucosas. “Embora, a febre, mal estar e muita coceira também estejam presentes, em adultos, outros sintomas podem ocorrer, como por exemplo, a pneumonia”, conta.
Já o sarampo, causa lesões de pele, com manchas planas e algumas palpáveis por todo o corpo. “Além disso, o paciente apresenta febre e pode ter tosse e coriza, geralmente nas situações mais graves. É comum também a conjuntivite e, eventualmente, uma mancha branca na boca”, ressalta a médica.
A Dra. Mônica conta que tanto o sarampo quanto a varicela podem aparecer em qualquer época do ano, porém, é comum um aumento no número de casos no meio ou final do inverno. “A transmissão é maior quando as temperaturas ainda estão baixas, pois ficamos em ambientes pouco ventilados. Com isso, o vírus passa de uma pessoa para outra por meio de gotículas emitidas ao falar, tossir ou espirrar.”
A varicela e o sarampo são combatidos, principalmente, com a vacinação.
A médica explica que para ficar imune do sarampo, é preciso tomar duas doses de vacina: a primeira aos nove meses e a segunda aos 15 meses de vida do bebê. “A vacina é altamente eficaz e está disponível gratuitamente, na rede pública”, esclarece.
Já para varicela, a vacina é indicada para as crianças a partir de um ano de idade. “Uma vez infectada pelo vírus, a pessoa adquire imunidade permanente, embora o sistema imunológico não seja capaz de eliminar o vírus”, ressalta. Embora não faça parte do calendário vacinal, a vacina contra a varicela é gratuita para casos especiais. “As demais pessoas podem se vacinar na rede privada.”
 (Fonte: Daiane Strapasson/consumidorrs)

6 comentários:

  1. Obrigada, muito bem explicado

    ResponderExcluir
  2. O meu irmao esta com 4 meses e te sarampo esta,muitos mal!

    ResponderExcluir
  3. quem teve sarampo pode ter tambem varicela

    ResponderExcluir