Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 5 de outubro de 2010

FALTA DE ÁGUA POTÁVEL

ÁGUA POTÁVEL
Escassez e poluição ameaçam a água no planeta, e o pior é que 80% da população mundial vivem em áreas onde o abastecimento de água potável não é assegurado. Boa parte da Europa e América do Norte aparece em condições ruins de abastecimento. As informações foram divulgadas pela revista científica Nature.
Segundo o estudo, 3,4 bilhões de pessoas enfrentam as piores ameaças. A solução encontrada pelos ocidentes é a conservação. Entretanto, armazenar água em reservatórios só funciona para as pessoas e não para a natureza.
Para as próximas décadas a tendência deve ser ainda pior, de acordo com o estudo, ameaçando a humanidade e a biodiversidade. “Olhamos para os fatos de forma fria, analisando o que acontece em relação ao abastecimento de água para as pessoas e o impacto no meio ambiente da infraestrutura criada para garantir este fornecimento”, disse o responsável pelo estudo Charles Vorosmarty, do City College de Nova York.
A estratégia, para evitar o pior, seria investir no gerenciamento hídrico que combine infraestrutura com opções naturais, como bacias hidrográficas e pântanos. Segundo Charles “trilhões de dólares gastos em engenharias paliativas não estão ajudando”.
“O problema é que sabemos que uma fatia enorme da população mundial não pode pagar por estes investimentos”, disse Peter McIntyre, da Universidade de Wisconsin, que também participou da pesquisa.
Para os pesquisadores, o ocidente é o principal culpado pelo impacto significativo que a água está causando na natureza. De acordo com o tutor do Portal Educação, biólogo Carlos Rodrigo Lehn, é importante que haja uma política séria e de âmbito global voltada para a preservação e gerenciamento dos recursos hídricos. “A água deixou de ser um recurso renovável devido às más práticas conduzidas ao longo das últimas décadas”, finaliza. (Fonte: Portal Educação-André Lacasi/consumidorrs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário