Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 28 de novembro de 2010

PÉ TORTO CONGÊNITO

RECÉM-NASCIDO
1 - O que é o pé torto?
Em cada mil recém-nascidos, um nasce com a deformidade do Pé Torto Congênito (PTC). “O pé torto envolve a má-formação dos ossos, ligamentos e tendões. Em alguns casos, ele tem ligação com outras formações congênitas – que vêm desde o nascimento – como, por exemplo, algumas síndromes”, explica a ortopedista pediátrica, Dulce Egydio de Carvalho, do Hospital Infantil Sabará. Essa deformação ocorre duas vezes mais em meninos do que em meninas. A explicação para isto ainda é uma incógnita à ciência. Além dessa diferença entre os sexos, 50% dos casos de PTC são bilaterais, ou seja, acontecem em só uma das perninhas do nenê.
2. Quais são as causas do Pé Torto Congênito?
As causas ainda não estão totalmente esclarecidas, mas há, sem dúvidas, um fator genético. “O pé torto pode ser ocasionado devido à má postura do neném ainda dentro do útero e o PTC decorrente disto é conhecido como pé torto postural, que, muitas vezes, regride espontaneamente”, esclarece Egydio. O tipo mais comum dessa anomalia é o PTC propriamente dito ou o idiopático, presente em crianças normais com alterações exclusivas nos membros inferiores. Existe também a forma neurogênica, normalmente associada com uma manifestação conhecida como mielomeningocele, uma má-formação da coluna vertebral. Há ainda o tipo sindrômico, que tem relação com outras anomalias genéticas.
3. Como é o tratamento?
Durante o tratamento, o bebê usa talas de gesso “modelados” dos pés à virilha durante dois meses. As imobilizações gessadas são trocadas semanalmente, para que a correção seja progressiva. Após o término desta etapa, é necessário o uso de um calçado especial durante 23h por dia nos primeiros meses e, somente à noite, por 2-4 anos.“O ideal é que o tratamento comece o mais cedo possível, pois o sucesso do tratamento depende da idade do paciente e da rigidez dos pés”.
4. O tratamento sempre funciona?
De acordo com Egydio, o tratamento não-cirúrgico tem, aproximadamente, 90% de sucesso quando bem-executado pelo médico e seguido à risca pelos pais. Caso haja correção parcial do pezinho ou recidivas, as cirurgias são indicadas. As crianças mais velhas, por terem os pés mais rígidos, necessitarão de correção óssea, alongamentos dos tendões e músculos com contraturas.
5. Quais são as consequências caso o pezinho não seja corrigido?
“As principais consequências são: dor, deformidade progressiva, dificuldade para andar e calçar sapatos”, explica Egydio. É por isso que os especialistas sugerem que o início do tratamento não seja tardio, pois há grandes chances de eliminação da deformidade e de perfeição no passinho na criança.
(Fonte: Letícia Dal’Jovem; Revista Baby & Cia, ed. 14;itodas.uol.com.br)

102 comentários:

  1. tenho um filho de 4 anos que teve o pe torto congenito fiz o tratamento e deu so que agora estou percebendo que o ninha dele esta afinando, será q é normal?

    ResponderExcluir
  2. sou portador dessa dificiencia ja tenho 31 anos e sofro muito com dores nos pes. gostaria de saber se existem sandalhas, tenis ou protese q deixa o solado do meus peis mais macio? e tbm sofro por nao estabilidade em ficar em pe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pe torto congenito nao e deficiencia e sim diferença ou condiçao eta porque nos que temos pe(s) torto(s) congnitos nao damos trabalho e nao somos um peso na vida de ninguem............

      Excluir
    2. ola boa noite vc não gostaria de corrigir seus pés com tratamento grátis e bom ?

      Excluir
  3. sou portador dessa deficiencia congenita, e sofro muito com dores nos pes devido nao ter uma sadalha ou um tenis sei la apropriado. gostaria de saber se existe alguma protese ou um materia q vai deixa o solado de meus peis mais macio e tbm nao tenho equilibrio para poder fica em pe parado... queria saber se existe alguma coisa q ajude pessoas com essa deficiencia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque vc nao usa botas ortopedicas ? tenho 26 anos e tenho pe torto congenito tambem e uso botas ortopedicas

      Excluir
    2. porque não fazem cirurgia tem tratamento grátis e de primeiro mundo

      Excluir
  4. qd minha filha nasceu ela tinha essa deficiencia eu fiz o tratamento domestico enfaixaxei o pe dela ate os 4 meses e deu certo todos os medicos queriam tratamentos deles e ate falava em cirurgia eu nao aceitei e fui pela minha cabeca hj ela ja tem 4 anos e ela e normal e andou antes de 1 aninho. os medicos nao permitem q a mae faca eu fiz escondida todas os dias e todas as noites . e recomendo a todas as maes q facam isso , aprendi com minha mae que as coisas antigas sao muito boas beijos a todos

    as c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo eu nasci com o peh torto fiz cirurgia, gesso e tudo, o problema nao era qdo eu era criancas mas agora com 30 anos tem dias q eu choro de dor, vamos ver a tua filha qdo ela tiver 30, gracas a deus q minha maen foi mais maen q vc, pois com todo o tratamento fisioterapia ainda sofro, nao quero imaginar a sua filha!

      Excluir
    2. Graças a Deus os pés da sua filha não tinham esta deficiência. Eram apenas uma questão de postura dentro da barriga e por isso á sua simples técnica funcionou. No pé torto congênito essa técnica não seria eficaz, pois os ossos e nervos são comprometidos a tal ponto de precisar de intervenção médica e manipulação gessada. O pé torto congênito é uma deficiência física com consequências um tanto severas.

      Excluir
  5. meu filho tem 1,6 anos e faço o tratamento certinho, mas as vezes nao depende só de mim ele tira a ortese e eu nao vejo fico nervosa quando acordo e vejo, tenho m uito medo mais tarde ele venha ter complicações devido a isso.

    ResponderExcluir
  6. Tive má formação congênita nos pés, aos 11 mese fiz uma cirurgia qu foi um sucesso!
    Em consequência, tenho uma perna e pé mais fino que o outro... Isso pode ser considerado deficiência física?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofro com esse mesmo problema é tenho muita vergonha de ter uma panturrilha mais fina q a outra. E vc?

      Excluir
    2. Eu tbm, tenho 20 anos e tenho vergonha e um certo desconforto. Além disso, piso com o pé do lado afetado nao no calcanhar e sim na lateral de fora. Gostaria de colocar uma protese de silicone, sei lá na panturrilha, será que existe?

      Excluir
    3. Gente eu tbm! Nasci com um pé torto, o direito, e tenho uma panturrilha mto mais fina do que a outra. Estou procurando algum cirurgião plástico que faça implante de prótese apenas em uma perna. Se tiverem interesse em conversar entre em contato comigo, seria ótimo compartilhar minhas experiências com alguem que saberia exatamente como é. stephi_pires@yahoo.com.br, bjoo a todos

      Excluir
    4. Eu tenho o mesmo problema que voces, eu tambem ainda nao to pisando bem amanha tenho minha cirujia definitiva se Deus quiser vai sair tudo bem, força pra tudos e fiquem com Deus!!

      Excluir
    5. Também piso com o lado do pé e não com o calcanhar. Tenho vergonha, o osso da lateral é bem saliente.

      Excluir
    6. Boa Noite,
      Me chamo Jeremias EU nasci com os dois pés Para dentro também. Conseguir minha cirurgia aos 10 anos com uma professora do hospital Sao Paulo foi bem dificil Como ja tinha uma idade avançada Para o tratamento foi bem doloroso mad com a determinaçao e força de vontade da minha Mae querida e das mulheres que me ajudaram pude finalizar o tratamento com sucesso. Confesso á vcs que o tratamento é bem delicado e dolorido varias sessoes de gessos e torcao dos pés mas a recopença vale a Pena. Por conta do longo tempo de tratamento e usando gesso minhas pernas ficaram finas e meio que Para dentro, home tenho 26 anos e estou Feliz por ter feito o tratamento pois seria dificil ter essa deformidade nessa idade pois seria dificil trabalhar e praticar atividades em geral. Só tenho a agradecer a Deus e aconselho vcs a fazerem a cirurgia pois vai ser a melhor maneira de cover no futuro is primeiros anos Sao dificeis vai precisar se dedicar so maximo, ter paciencia força de vontade. Como EU fosse vale muito a Pena!!🙏

      Excluir
    7. Cara eu tenho 20 anos tenho os dois pés tortos e atualmente faço faculdade e não quero abandonar agora pra faser cirurgia eu penso em faser cirurgia depois que casar e terminar minha faculdade as vezes fico muito triste por não poder causar sapatos

      Excluir
    8. Cara eu tenho 20 anos tenho os dois pés tortos e atualmente faço faculdade e não quero abandonar agora pra faser cirurgia eu penso em faser cirurgia depois que casar e terminar minha faculdade as vezes fico muito triste por não poder causar sapatos

      Excluir
    9. Olá pessoal, tbm passo por esse mesmo problema. Tenho o pé direito torto, hj consigo usar sandalia, mas não é qualquer uma, fiz tratamento mas não ficou 100%. Atualmente, uso o número 34 no pe direito e 37 no pe esquerdo, tenho que comprar dois pares de calçados. É MT difícil p mim. Ando pesquisando em lojas, mas nenhuma se dispôs em me atender.... sinto dores e muito desconforto.

      Excluir
    10. Olá pessoal, tbm passo por esse mesmo problema. Tenho o pé direito torto, hj consigo usar sandalia, mas não é qualquer uma, fiz tratamento mas não ficou 100%. Atualmente, uso o número 34 no pe direito e 37 no pe esquerdo, tenho que comprar dois pares de calçados. É MT difícil p mim. Ando pesquisando em lojas, mas nenhuma se dispôs em me atender.... sinto dores e muito desconforto.

      Excluir
    11. Olá pessoal, tbm passo por esse mesmo problema. Tenho o pé direito torto, hj consigo usar sandalia, mas não é qualquer uma, fiz tratamento mas não ficou 100%. Atualmente, uso o número 34 no pe direito e 37 no pe esquerdo, tenho que comprar dois pares de calçados. É MT difícil p mim. Ando pesquisando em lojas, mas nenhuma se dispôs em me atender.... sinto dores e muito desconforto.

      Excluir
    12. ola me chamo larissa tenho 22 anos e tbm sofro pelo mesmo problema, nasci com o pé esquerdo torto tbm piso com a lateral do pé e morro de vergonha nao uso nada que mostre minha perna meu marido diz que é besteira q eu nao tenho q me importar que ele me ama exatamente do jeito que eu sou mais como ele tem as pernas "normais" nao sabe exatamente como me sinto né rs, sinto muitas dores quando ando muito ou fico muito tempo em pé,e tbm fico bem triste de nao poder usar uma sandalia como todas as mulheres, tbm tenho a perna mais fina que a outra um pé menor cheio de cicatriz buracos etc .. mais sou grata a Deus por conseguir andar!

      Excluir
  7. MEU FILHO TEM TRES MESES DE NASCIDO,ELE TEM PE CONGENITO,COMESEI O TRATAMENTO NELE ELE TINHA APENAS 15 DIAS,JA ESTOU VENDO DIFERENÇA NOS PEZINHOS DELE,O PROBLEMA E QUE TODOS OS GESSOS DELE ESCORREGA NAO SEI MAIS O QUE FAZER,MAIS MESMO ASSIM EU VOU ATE O FIM COM O TRATAMENTO DELE,ACONSELHO TODAS AS MAES TENHA PACIENCIA DOLOROSO E MAIS OLHEM PELO LADO POSITIVO ELE NEM VAI SE LEMBRAR DO QUE PASSOU,O QUE REALMENTE IMPORTA E QUE ELE ANDE NORMAL,UMA BOA SORTE PARA TODAS AS CRIANÇAS QUE TEM PE CONGENITO,VCS VAO FICAR BOMS TENHA CERTEZA DISSO,E SO COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR QUE TUDO VAI DA CERTO...!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu filho tbm nasceu com PTC bilateral comecei o tratamento ele tinha 16 dias o gesso escorregavam então troquei de médico e esse outro explicou q não podia ser simples gesso e nunca mais teve esse problema... Hoje meu filho tem 7 anos está curado usou gesso por 1 ano e 2 meses e neste meio tempo duas cirurgias em cada pé está ótimo ah tbm usou a bota depois a palmilha o nome do médico é De Helencar Ignácio e VC tem razão qdo diz q eles nem vão se lembrar.. Parabéns pela sua força...

      Excluir
  8. Olá.
    Obrigado por compartilhar seus problemas e que, com certeza, servirão de estímulo para muita gente.
    As coisas se ajeitarão, tenho certeza!
    Felicidade!
    Fraternal abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  9. minha filha nasceu em 1995, com os pes tortos,saiu da maternidade ja imobilizada com as botinhas de gesso trocava semanalmente, aos tres meses realizou uma cirurgia,apos usou a ortese noturna,aos 10 meses andou normalmente ! tudo e uma questao de fé , paciencia e persistencia na ortopedia 1

    grata!

    ResponderExcluir
  10. Também nasci assim, fiz a cirugia antes de completar 2 anos de idade, hj tenho 25 anos,meu pe ficou otimo, trabalho o dia td como vendedora, subo e desço escadas td hora, n sinto dor,mas uma perna ficou muito mais fina que a outra e por conta disso tenho mta vergonha, pois qnd usava roupas que mostram as pernas tds alem de olhar ficavam me perguntando o que aconteceu e isso me encomoda mt. dai uso so calça e me isolo um pouco sociamente, sera que sou doente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não vc não é doente , também fiz cirurgia mais ah minha dexou sequelas sinto dores meu´pé é um 34 e o outro 37 minha perna é uma mais fina que a outra isso cham-se deficiência congênita

      Excluir
    2. tb sofro disso e muito , tive os 2, porem minhas pernas sao mto finas , alguem sabe alguma coisa a respeito de protese de panturrilha ???...tb tenho muitas dores na perna demaisssss , qm tem sabe me dizer se isso ocorre em vcs tb ??? grato

      Excluir
    3. Tamben sinto dores qua do fico muito tempo em pé e minhas duas pernas Sao finas acho que é por conta do gesso que usei ums dois anos entao as pernas nao desenvolveram direito.

      Excluir
  11. Vc nao deve se envergonhar claro q vc nao e doente

    ResponderExcluir
  12. Olá, nasci com essa deformidade, fiz cirurgia e hoje tenho 21 anos e a única sequela que tive foi que, por conta do alto tempo de uso de gesso e talas, minha canela atrofiou e ficou mais fina em relação a outra assim como o meu pé operado ficou aproximadamente 2 números menor em relação ao "normal". Tenho uma pergunte, mesmo após cirurgia reparativa somos considerados deficientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Davi. Também tenho 21 e passei pela mesma situação. Tenho um pé normal (direito) e um pé menor e atrofiado um pouco (esquerdo). Em relação às pernas, elas são proporcionais. Em relação à sua pergunta, eu consegui um passe livre na minha cidade. Não sei se isso é um indicador de deficiência pq eu vou para a boate, faço trilha etc. Porém, não tenho a mesma resistência.

      Excluir
  13. tenho 35 anos fiz cirurgia quando criança e fiquei bastante tempo usando geso nesta época ,só que fiquei com as pernas uma mais fina que a outra posso colocar protese de panturrilha

    ResponderExcluir
  14. olá fiz cirurgia e usei gesso por um longo tempo fiquei com as pernas uma mais fina que a outra tenho 35 anos porem eu gosto de malhar fica muito desproporsinal gostaria de saber se posso colocar protese de cilicone

    ResponderExcluir
  15. ola vim aqui pra contar minha historia e dizer a todas as mães que assim como eu teve um filho com PE torto ,não percam as esperanças façam o tratamento que vai da certo.meu filho hoje tem 5 anos e esta otimo.Quero dizer que não de atenção aos comentarios maldosos ou as pessoas que vem tirar seu animo dizendo que não vai da certo ,continuem fazendo o tratamento e tudo vai da certo.

    ResponderExcluir
  16. Alguem Pode me indicar um proficional em Fortaleza

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho 20 anos e os peis torto, faço minhas sandalia num sapatero , e nao tenho vergonha de anda de chorte minhas pernas e fina, ja tirei minha abilitaçao ando de carro moto , jogo bola, ando de bocicleta e sou feliz e nao quero faze operaçao ,quem nao gosta nao olha , e os que fala auguma coisa nao ligo, estudo e fasso quase tudo que os outros fais , vou pra festa, a força de tudo e te fe em deus ergue a cabeça e mostra pros outros que podemos vencer e se auguem na vida , basta quere , esso e um pequeno defeito coisa pio existe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambem faço de tudo meu nome è raimundo tenho 28 anos sou lindo e gostoso meu avo tinha um pè torto congenito ja eu nasci com os 2 pes tortos congenito meu avo fez 10 filhos e nem um nasceu com o pe torto e eu nao sou diferente nunca quis fazer cirurgia e nem quero hoje sou casado com uma mulher linda dos olhos azuis e ainda ela que me pediu em namoro ja tamos 2 anos juntos.eu nunca tive poblema com mulher sempre namorei so que essa eu conheci na igreija sou muito feliz tenho minha habitação c.n.h piloto qualquer moto bicicleta carro faço tudo que uma peçoa normal nao faz eu garanto. faço meus calçados no sapateiro do meu geito.só que sinto dor mais só se eu ficar muito tempo em pè mais de 4 horas sem parar nois que tem o pè assim precisamos de mais conforto por exemplo trabalhar sempre sentado isso sim evitarar dores absurda eu estou afastado no inss no trabalho devido eu nao aguentar ficar bastante tempo em pè tou aguardando reabilitaçao para outro funçao que trabalhe sentado se nao terao que me aposentar e è isso. so peço que ninguem se faça de coitadinho e se sinta pena de si mesmo ou vergonha o sol brilha pra todos vc precisa me conhescer pra ver o quanto sou extrovertido e levo uma vida normal quanto qualquer um faço coisas que ninguem faz .meu facebook .Raimundo novidade .e o watts app è 11981373247 abraços fui

      Excluir
  18. É isso aí, Jefferson. Sofri mt na infância e até hoje tenho uma certa neurose em relação ao uso de short, mas estou me recuperando aos poucos. Embora eu tenha feito a cirurgia quando tinha 3 meses, hoje eu ainda sinto dores pq piso torto e acabando forçando mais um lado do pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite não tenho esse problema mais conheco uma terapia que seria ideal para as dores nos pês de de vocês e a Reflexologia é uma teripia baseada nos pontos reflexos que ajuda tanto para relaxar como alivio de varias dores tantos nos pês como em outras partes do corpo qlqr coisa pode entra em contato comigo posso da mais explicações .edjose_89@yahoo.com.br

      Excluir
  19. É isso aí, Jefferson. Sofri mt na infância e até hoje tenho uma certa neurose em relação ao uso de short, mas estou me recuperando aos poucos. Embora eu tenha feito a cirurgia quando tinha 3 meses, hoje eu ainda sinto dores pq piso torto e acabando forçando mais um lado do pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William hoje chamam isto de bulling mas quando eu criança sofria os mesmos problemas que voce inclusive pelos meus irmaos. Conclusao nao uso saia vestido e nada que mostre as minhas pernas. Quando estou de calça me tratam como um ser humano normal mas se visto uma saia... Talvez ser um ET é melhor do que ser eu. Prefiro que cheguem ate mim e perguntem do que fiquem me olhando desse jeito.

      Excluir
    2. Oi pessoal, tbm sofri muito na infância e continuo um pouco, rs. O pessoal sempre repara, ainda mais pq eu calço 32. Fica complicado achar sandálias pra mim, apesar de 20 anos calças sandálias infantis me constrangem, até hj não sinto dores, nem nada, mas tenho medo que isso possa ocorrer pois sofri intervenção cirúrgica. Vcs participam de algum grupo no facebook?

      Excluir
    3. que coisa né?eu tbm tinha PTCB (Pé Torto Congênito bilateral) ano passado eu entrei nesse blog vendo tantas pessoas falarem do meu problema, e eu não tive oportunidade de fazer a cirurgia quando criança, eu queria fazer agora velho só que desanimei vendo comentário de algumas pessoas, mais mesmo assim fui a luta com 18 anos de Idade comecei meu tratamento passei por 4 cirurgias, 2 em cada pé foi varias etapas e não foram fáceis mais graças a Deus Hj estou com 21 anos acabei meu tratamento em Junho deste ano e me sinto super bem, eu nem acredito que realizei um sonho tão grande, vc todo mundo me ve de outra maneira me sinto outra pessoa.... Graças ao meu grande Deus e O Meu médico Cirurgião Dr. Leonardo Fiuza.

      Excluir
    4. Quero muito auperar meu pé mais não tenho dinheiro alguém me ajude sou uma menina de 18 anos de idade e tenho um filho de 4 messes não aguento mais usar meias pretas no pé esquerdo

      Excluir
  20. Olá Pessoal,
    Estava aqui lendo os depoimentos de todos, mães que têm seus filhos com PTC, e pessoas como eu, tiveram o pé torto congênito e sofre com as sequelas.
    Hoje tenho 39 anos, e como a maioria aqui adulta, fiz o tratamento do gesso e 2 cirurgias em cada pé. Até então eu não tive grandes problemas, e mantinha uma vida normal, sempre fiz atividade física, corrida, tirei habilitação, ando de salto, trabalho hora em pé ou sentada, etc. Porém, nos últimos anos comecei a sentir muitas dores e inchaços nos pés, fui em diversos profissionais da área da saúde para investigar dores e inchaços, e somente agora eu descobri através do exame de ressonância + raioX, as sequelas, ou seja, os danos que estão que respondem a minha pergunta as dores.
    Estou na fase de recorrer a tratamentos indicados pelo médico ortopedista: fisioterapia, acupuntura, drenagem, palmilha, não mais exercícios de impacto, uso de meias tipo Kendal, etc. Ou seja, com o desgaste e uso dos pés, principalmente com atividades repetitivas, como dirigir em SP, resultou nas sequelas que agora requer tratamento.
    Estou pesquisando inclusive a questão de ter um carro mais adaptado para meu caso, e isso vocês podem recorrer, não esperem o caso ficar crônico. Cuidem-se.

    É isso, boa sorte para quem está iniciando os tratamentos com seus filhos, e para aqueles já passaram pelo tratamento, cuidem bem de seus pés, mais tarde vocês irão precisar deles.

    Abs,
    Adriana .'.
    P.S.: Leiam esse caso:
    http://alertapaulinia.com.br/2013/11/01/exemplo-de-superacao-paulinense-de-8-anos-pode-ser-a-primeira-bailarina-da-cidade-a-integrar-o-bale-bolshoi/#respond

    ResponderExcluir
  21. Olá Pessoal,
    Estava aqui lendo os depoimentos de todos, mães que têm seus filhos com PTC, e pessoas como eu, tiveram o pé torto congênito e sofre com as sequelas.
    Hoje tenho 39 anos, e como a maioria aqui adulta, fiz o tratamento do gesso e 2 cirurgias em cada pé. Até então eu não tive grandes problemas, e mantinha uma vida normal, sempre fiz atividade física, corrida, tirei habilitação, ando de salto, trabalho hora em pé ou sentada, etc. Porém, nos últimos anos comecei a sentir muitas dores e inchaços nos pés, fui em diversos profissionais da área da saúde para investigar dores e inchaços, e somente agora eu descobri através do exame de ressonância + raioX, as sequelas, ou seja, os danos que estão que respondem a minha pergunta as dores.
    Estou na fase de recorrer a tratamentos indicados pelo médico ortopedista: fisioterapia, acupuntura, drenagem, palmilha, não mais exercícios de impacto, uso de meias tipo Kendal, etc. Ou seja, com o desgaste e uso dos pés, principalmente com atividades repetitivas, como dirigir em SP, resultou nas sequelas que agora requer tratamento.
    Estou pesquisando inclusive a questão de ter um carro mais adaptado para meu caso, e isso vocês podem recorrer, não esperem o caso ficar crônico. Cuidem-se.

    É isso, boa sorte para quem está iniciando os tratamentos com seus filhos, e para aqueles já passaram pelo tratamento, cuidem bem de seus pés, mais tarde vocês irão precisar deles.

    Abs,
    Adriana .'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,
      Fico feliz em vê-la compartilhando suas experiências.
      Como meu pai diria: "hoje ganhei o meu dia!"
      Grande abraço.
      Joni

      Excluir
  22. Boa tarde a todos creio q posso ajudar muito, tenho 35 anos e o fardo do pe torto congenito, depois de muito sofrer com dores extremas nos pes que chegam a abalar outras partes como enxaquecas, enjoos, câimbras, fadiga passei por varios medicos e tratamentos até que a ressonansia e o estímulo eletrico responderam as questões, meu quadro parecia sem solução, no entanto fui direcionado a um fisioterapeuta esportivo indicado pelo fisioterapelta no qual fiz esses exames e outros mais, com este fisioterapeuta esportivo comecamos um trabalho chamado OSTEOPATIA que se trata de uma manipulacao da coluna e juntamente com o uso de paumilhas sob medida que sao trocadas de tempos em tempos, o que tenho a dizer é tenha persistencia ! Ja faco este tratamento a 8 anos e posso dizer que foi um sucesso! Minhas dores hj sao apenas 10% do que eram antes, nao espere milagres, mas com um bom profissional e com afinco podemos mudar de vida

    ResponderExcluir
  23. Ola meu nome e kelly estou beirando os 40anos. Tenho muitos problemas c os pes tortos congenito sinto muitas dores nos pes e espero conseguir um profissional que me oriente na reducao das mesas e me recomende calçados? mais indicados para o meu caso. Tenho ptc bilateral e qdo crianca fiz cerca de 6 cirurgias corretivas. Meus pes estao me matando...

    ResponderExcluir
  24. Bom pessoal, tenho 30 anos e fiz minha cirurgia antes do 1º ano, o que me incomodava até então era a diferença de panturrilhas, fiz cirurgia corretiva a quase um ano, com incisão de prótese de silicone, o resultado ficou muito bom (recomendo), tenho sentido o mesmo problema da maioria, dor no peito do pé, já fui informado que vou ter que conviver com essas dores daqui pra frente, não estou conformado e estou aguardando uma consulta pelo SARAH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah melhor Hospital que o pais pode ter Fiz 4 cirurgias de Pé torto congênito e deu tudo certo

      Excluir
    2. Então, fui atendido pelo SARAH, a justificativa das dores é a forma de pisar devido a má formação do osso do pé, me cederam uma palmilha para usar em atividades físicas, a palmilha permite uma distribuição melhor dos impactos e as dores melhoram quase 100%, hoje com raras queixas.

      Excluir
    3. Olá Rafael, boa tarde. Gostaria de conversar melhor com você em relação ao assunto pé torto. tenho uma criança com essa deformidade e bisbilhotando na internet achei você. Por favor me mande um e-mail para lyanna.tavares@bol.com.br
      Acredito que possamos trocar informações a respeito. Aguardo seu contato.

      Excluir
    4. Legal, tbm fiz minha cirurgia antes do primeiro ano, hoje tenho 19 e me incomoda a diferença nas panturrilhas; Bom saber que existe a possibilidade das proteses! Um abc

      Excluir
    5. Boa noite. Tenho o mesmo problema de diferenças nas panturrilhas. Bom saber sobre a possibilidade do silicone. Tem como conversarmos sobre isso?

      Excluir
    6. Me manda um email para gente conversar, tenho o mesmo problema, nasci com o pé torto congênito, só o pé direito. stephi_pires@yahoo.com.br

      Excluir
    7. Coloquei protese de silicone na panturrilha. Melhora uns 80% a parte estética. O resto eh trabalhar o psicologico...

      Excluir
    8. Fala chico, vou fazer a minha, em questão a canela, após a prótese, fica satisfatório envie sua resposta thagorilopes@hotmail.com

      Excluir
    9. Caros, alguém pode me auxiliar com maiores informações sobre prótese de silicone.Tbm sou PTC unilateral!
      Por favor indiquem um endereço de email para q eu possa entrar em contato com quem já fez esse procedimento cirúrgico!
      Obrigado!!

      Excluir
    10. Caros, tbm sou PTC unilateral e gostaria de saber maiores informações sobre o implante de silicone na panturrilha!
      Por favor se alguém já realizou esse procedimento indiquem um endereço de email para q eu possa entrar em contato!
      Obrigado

      Excluir
    11. Bom dia amigos, fiz o implante e em breve farei uma reparação minima com enxerto de gordura, para quem quiser tirar alguma estou a disposição.
      Abraço!
      robsonaraujo.corretor@gmail.com

      Excluir
  25. Saudações. Meu nome é Marcelo, tenho 45 anos e gostaria de compartilhar minha própria experiência. Nasci com PTC unilateral (esquerdo), usei gesso por mais de um ano e fui operado com menos de dois anos de idade, em hospital público. A pena ficou um pouco mais fina do joelho para baixo, o pé é menor e não possui mobilidade lateral. Mesmo assim, sempre tive uma vida totalmente normal, ao ponto de ter estudado em Colégio Militar e ter sido Oficial da Marinha Mercante. Nunca senti dores conforme as relatadas aqui por outras pessoas. Se, há mais de 40 anos, tal resultado foi obtido, acredito que hoje esteja bem melhor. Aos pais que hoje vivem tal problema, espero que essas minhas poucas palavras sirvam de estímulo e os tranquilizem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao minha filha tem o mesmo problema q vc , um pe menor que o outro , gostaria de saber como ficou depois de 45 anos , ele nao cresce mais , vai ser sempre menor q outro .

      Excluir
  26. Olá pessoal. Meu nome é José e tenho o mesmo problema em apenas um do pés e a perna do joelho para baixo também é mais fina que a outra. Estou com 42 anos e só agora as dores apareceram de forma bem sutil, mas lendo os relatos acima foi fundamental e vou procurar ajuda o mais rápido possível inclusive carro adaptado se possível
    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  27. Meu filho nasceu com mal formação no pé e na perna.Minha nora está gravida estou com medo...o filho dele pode nascer com o mesmo problema? Tive uma filha normal irmã dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb tenho essa dúvida o filho pode, vai nascer com a deformidade congênita tb?

      Excluir
  28. Muito bom! Há tempos procuro algum lugar como este pra ler relatos sobre algo que nunca discuti com ninguem. Tenho 19 anos, nasci com PTC no lado esquerdo, e sinto poucas dores, raramente, quando faço algo como ir pra rave (kkkk). Como sequela creio que seja apenas a diferença no calibre das canelas... Me trava um pouco, mas como li acima existe próteses de silicone e isso me tranquiliza. Espero que esse meu relato tranquilizem os pais que aqui leem, tenho uma vida normal e nunca nunca mesmo sofri algo por isso, apenas alguns comentários que ainda me travam, mas nada demais. Uso só bermuda, exceto na faculdade que sou obrigado. Assim que formar, já penso em ir atrás dessa correção da panturrilha! Muito esclarecedor, gostei do espaço

    Fiquem em paz!

    ResponderExcluir
  29. Tenho 20 anos. Nasci com pé torto unilateral. Fiz uma cirurgia antes de 1 ano e depois outra com 12 anos. A segunda cirurgia foi para alongar o tendão. Hoje, não sofro com dores mas a diferença de tamanho das duas panturrilhas mexe com meu emocional. Alguém já realizou incisão de silicone? Se sim, manda email para conversarmos. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual seu e-mail?

      Excluir
    2. Anônimo se você também já, envie me um email thagorilopes@hotmail.com se já colocou a prótese, quero mais informações, colocarei em 2016

      Excluir
  30. Vamos conversar! Me manda um email stephi_pires@yahoo.com.br, bjoo

    ResponderExcluir
  31. ola, meu nome é Raphael Girelli (quem quiser pode me mandar mensagem no facebook) tenho 23 anos e nasci com pe torto congenito bilateral, fiz apenas 1 cirurgia rescem nascido, hoje estou realizando meu sonho de viajar de moto a america do sul, www.lostlander.com.br tenho uma vida super normal, claro que tem algumas coisas que nao sao boas e nem prudentes a se realizar como correr muito, ´pular grandes altitudes, etc. fica meu contato para pais, maes e qualquer pessoa que queira me perguntar qualquer coisa

    Atenciosamente: Raphael Girelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal raphael só faltou espaço para comentários no blog

      Excluir
  32. ceissanunes@hotmail.com17 de julho de 2015 21:19

    Tenho 47 anos, tenho o pé direito torto congênito, quero fazer cirurgia, alguém tem conhecimento se nessa idade faz esta cirurgia?

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de saber se tem algum encontro de pessoas com PTC? Vejo muito encontro de pais de filhos c PTC mas poucos das proprias pessoa

    ResponderExcluir
  34. Pessoal temos um grupo no face sobre ptc. Entrem la e dividam conosco suas experiências e histórias.Será muito bom te-los conosco.
    Sou mãe do Murilo ptc uni esquerdo 2anos.
    Obrigada Lilian adm Pezinhos de Ouro.

    https://www.facebook.com/groups/530608797085219/

    ResponderExcluir
  35. Pessoal, alguém calça 37 no pé esquerdo e 39 no pé direito?! Poderíamos comprar sapatos juntos e trocar os pares! :) Sou moça mas se tiver um moço com estas numerações podemos olhar modelos unissex ;)
    Entre em contato comigo: stephi_pires@yahoo.com.br
    Bjoo

    ResponderExcluir
  36. gente, tenho 20 anos, tenho um pé 33/34 o outro 37 , o pé menor é torto e perna mais fina, eu posso operar com essa idade? o médico não quis me operar e nem deixar eu usar bota quando criança por que não era muito visivel, ele achava que a minha mãe estava errada, estou ficando com muita dor na coluna pelo jeito que eu ando

    ResponderExcluir
  37. Tenho 37 anos. E nasci com deformidade no pe esquerdo( pé torto). E com anel de constrição na mesma perna. Fiz cirurgias antes dos 2 anos de idade, usei gessos e vivia sempre de bota. Na adolescência comecei a me sentir incomodada por causa da aparência, todos olham e perguntam porq além de diferente é feio. Prefiro usar calças pois me sinto melhor. Mas a questão é que sinto muita dor no pé, ao pisar no chão ao acordar ando mancando pois a dor é ainda mais intensa. Ja fiz fisioterapia mas a dor sempre volta. Não é facil. Vcs sugerem algo mais certo para acabar com a dor? Se é que seja possivel. Obrigada

    ResponderExcluir
  38. Eu tambem tenho , e jogo futebol q eh uma beleza, nao sinto dores e nada, vergonha da sim, mas fzr o q neh? O q importa eh q eu to vivendo abrç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola sou ednardo para vcs que possui muita dores nos pés possui uma terapia chama de reflexologia que esta terapia esta baseada nos pontos reflexo , e com isso ajudar a aliviar tanto as dores locais como em outras partes do corpo . se quiserem mais informares edjose_89@yahoo.com.br

      Excluir
  39. Sou uma menina tenho 12 anos parece que minha coxa e colada a outra ando torto mas não sei se dar pra fazer a cirurgia na minha idade meu nome e izabela

    ResponderExcluir
  40. olá meu nome é Elaine tenho 31 anos, ja fiz 2 cirúrgias e esse problema me perturba em vários aspectos, ultimamente tenho sentido dores e o pior é a minha auto estima, sinto vergonha, tento o tempo todo esconder o meu problema, ja passei por psicólogo mas não ajudou muito, pelo contrário.
    sou casada, tenho 3 filhos.
    mas vira e mexe volta a neura!
    sinta falta de blogs relacionado a esse assunto, acredito que vendo experiências de outras pessoas, me daria ânimo...

    ResponderExcluir
  41. Ola boa noite..meu nome é Debora tenho 24anos tbm tenho ptc o esquerdo fiz duas cirurgias quandf o pequena e tenho tbm o pé mais pequeno e a perna mais fina q a outra..tbm sinto mta vergonha de usar shorts e saias e tal..faz dois dias q estou com muita dor no pé marquei ortopedista pra amanhã... espero q minha dor seja aliviada.. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi a consulta, Débora? Como vc está?

      Excluir
  42. Gente, foi reconfortante ver esse blog. Eu tenho 35 anos, nasci com esse problemas nos dois pés. Um voltou ao normal apenas com gesso, no outro, eu me submeti a duas cirurgias, que deixaram sequelas. Eu tenho uma cicatriz imensa na perna e apesar de ter colocado prótese unilateral de silicone, o perfil das minhas pernas ainda é muito diferente. Eu morro de vergonha. Não consigo andar de saias, vestidos e shorts e me sinto muito mal. Até me culpo muito. As pessoas me infernizam sempre até porque vivo de calças. Vamos fazer um grupo pra gente conversar mais? Foi tão bom encontrar vcs aqui! Se quiserem um grupo, falem. Mando meu email e a gente forma.

    ResponderExcluir
  43. Olá pessoal adorei a idéia de compartilharmos nos problemas devido ao PTCB ou PTCU.
    E aí alguem sabe de alguma pagina no face?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Na minha rede de amigos no Facebook há um grupo, sim. Entre e confira. Um abraço.Joni

      Excluir
    2. Oi. Na minha rede de amigos no Facebook há um grupo, sim. Entre e confira. Um abraço.Joni

      Excluir
  44. Pessoal, ler os comentários de vcs foi muito reconfortante. Eu também passei e ainda passo pelos mesmos problemas. Acho que pior do que o gesso, as cirurgas e dores, são os comentários e olhares das pessoas. Isso machuca muito. Vamos fazer um grupo no whats? Quem quiser, deixa o numero aqui :)

    ResponderExcluir
  45. Debora procura por Dr césar gonçalves barbosa, ele é o melhor , também nasci com ptc e hj com 30 anos sentia muitas dores e ele fez uma cirurgia corretiva e estou me recuperando, as dores sumiram

    ResponderExcluir
  46. Tenho 30 anos nasci com ptc esq e também fiz cirurgias e coloquei gesso até meus 4 anos e de uns 3 anos pra cá sentia muitas dores e fiz uma cirurgia no calcanhar mal sucedida e Deus enviou o Dr César gonçalves Barbosa pra curar meu pé, sim acabei de fazer a cirurgia corretiva dos tendões pois eu pisava errado e isso ocasionava as dores, daqui 3 semanas tirarei o gesso mas não senti dor e ele me deu a certeza de que nunca mais vou sentir dor

    ResponderExcluir
  47. OLa tenho 51 anos
    Minha mae insiste em dizer que teve um tombo antes da gravidez e logo que nasci tive uma das pernas com gesso. Utilizei bota ortopedica por 4 anos e larguei sem acompanhamento medico (situacoes financeirasimpediram) . Visualmente nao tenho nenhuma deficiencia nem dores nos pes. Tenho dores nas pernas e agora nesta idade comecei a ter dor nos joelhos. Gostaria de saber se tem alguma relacao.

    ResponderExcluir
  48. PTC Não deixa de ser uma deficiência física... Eu tenho pé torto congênito bilateral, operei 3 vezes quando eu era criança..cheguei até a colocar platina, mas eu desisti de continuar operando devido às dores e sacrifícios .. até pq operar outra vez a essa altura do campeonato com 30 anos não é vantagem devido a rigidez dos ossos, músculos e tendões...

    Mas querendo ou não mesmo nós que temos pé torto congênito temos uma deficiência sim!
    pois a partir do momento que nós temos pés tortos sequelados,panturillha menos desenvolvida, e que precisamos de aparatos especiais, tipo bota/ conturno/sapatos ortopédicos, bengala canadense, para andar ou que nos sentimos desconfortáveis em ficar horas e horas em pé sem sentar,ou que precisamos sempre que alguém ceda lugar no ônibus para nos sentarmos, ou que temos sempre que ir para aquela fila preferencial no mercado, isso não deixa de ser uma(s) necessidade(s) especial(ais)

    deficiência física não é só a pessoa ser cadeirante ou amputada não... é tbm qualquer alteração de algum segmento ou parte do corpo humano,

    nós que temos pé torto congênito temos o privilégio e gozamos da autonomia total, não precisamos de cuidadores, não precisamos de ninguém para nos dar banho, dar comida ou para nos levar para algum lugar ou para viajar, não carregamos o estigma social de assexuados como acontece com pessoas com problemas mais graves principalmente os cadeirantes...até pq nós gozamos da autonomia, e estamos mais perto digamos assim do que é considerado" normal"

    Embora eu ache a sociedade podre e imprestável ... eu não preciso me adequar ao que ela considera normal, se eu fosse operar os pés outra vez seria pra mim e não para os outros...

    já notei que muitos de vcs não usam sapatos ortopédicos... Os mesmos sob medida diminuiriam bem o desconforto de vcs

    ResponderExcluir
  49. sera que tem como fazer a cirurgia mesmo tendo uns trinta anos

    ResponderExcluir
  50. sera que tem como fazer essa cirurgia mesmo com uns trinta anos?

    ResponderExcluir
  51. sera que fazem a cirurgia com uns trinta anos de idade

    ResponderExcluir
  52. Tenho 18 anos e nasci com os dois pés tortos, mas ja fiz correções e ja me deram alta. Ao subir as escadas ou ramas meu calcanhar direito não encosta no chão o que devo fazer para ele encostar? Tambem não tenho muita firmeza no pé direito, qual seria a solução para isso? Obs: Nuca fiz fisioterapia.
    Por conta do uso aparelhos e gessos, minhas canelas ficaram muito fina tornando-se desproporcionais as coxas, o que faço para engordar só as canelas? Tem algum metodo cirurgico ara corrigir isso? Obs2: Não tenho nenhuma gordura que possa ser retirada pra por nas canelas

    ResponderExcluir