Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MENSAGEM NAS LÁGRIMAS

As lágrimas que derramamos quando estamos tristes podem transmitir um sinal químico. O significado funcional das lágrimas emocionais, que se acredita ser uma característica única dos humanos, tem confundido os biólogos há anos.
As novas descobertas sugerem que a composição química das lágrimas emocionais é diferente da composição das lágrimas comuns, usadas pelo organismo para proteger os olhos da sujeira. O estudo foi publicado no último número da revista Science.
Significado das lágrimas femininas
Em camundongos, as lágrimas contêm substâncias químicas específicas que transmitem sinais para outros animais, que sentem seu cheiro.
Mas será possível que as lágrimas emocionais do ser humano contenham um sinal químico similar?
Shani Gelstein e seus colegas sustentam agora que as lágrimas das mulheres podem conter um sinal químico que reduz os níveis de testosterona e de excitação sexual nos homens. Em outras palavras, as lágrimas femininas diminuem o impulso sexual dos homens.
Choro que inibe
Em um estudo com um pequeno grupo de voluntários, homens cheiraram lágrimas recolhidas de mulheres que assistiam um filme triste, ou gotas de solução salina que foram postas para escorrer pelo rosto das mesmas mulheres.
Em experimentos duplo-cego (o que significa que nem os homens nem o pesquisador que entregou os líquidos sabia se eles estavam recebendo lágrimas ou solução salina), os homens disseram que as lágrimas não tinham nenhum cheiro.
Mas os homens que cheiraram as lágrimas verdadeiras tenderam a achar menos atrativas sexualmente uma série de mulheres cujas fotografias foram mostradas a seguir.
Além disso, os homens que cheiraram as lágrimas também registraram quedas nos seus níveis de excitação fisiológica e na testosterona presente na saliva.
Por último, os homens que cheiraram as lágrimas das mulheres e, em seguida, assistiram a um filme triste - dentro de uma máquina de imagem de ressonância magnética - demonstraram menos atividade nas regiões do cérebro normalmente associadas com a excitação sexual.
Embora o estudo não tenha investigado lágrimas coletadas de homens, os pesquisadores especulam que as lágrimas dos homens (e, possivelmente, as lágrimas das crianças) também podem conter sinais químicos.

Um comentário:

  1. Muito interessante! (visita meu blog) - http://odiriodeumameninacomplicada.blogspot.com/

    ResponderExcluir