Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 13 de fevereiro de 2011

EXCESSO DE PESO e CONSEQUENCIAS ORTOPÉDICAS

GENO VALGO
O excesso de peso de crianças e adolescentes, comumente ligado a risco de diabetes e doenças cardíacas, também chama a atenção de ortopedistas. Isso porque o sobrepeso pode causar alterações musculoesqueléticas, provocando dores e elevando o risco de diversas patologias, como artrose.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 33,5% das crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso no País. Já a obesidade atinge 14,3% da população nessa faixa etária. Esses dados confirmam que as crianças brasileiras estão mesmo sofrendo com o problema, que pode trazer consequências ortopédicas.
Um dos problemas que podem ser causados é o geno valgo. Normalmente, o bebê tem as pernas arqueadas, o que é chamado de geno varo. Perto dos 2 anos, a tendência se inverte e o eixo dos joelhos se volta para dentro, no geno valgo. Após alguns anos, ele adquire o alinhamento que terá na vida adulta. Segundo ortopedistas, o sobrepeso pode prejudicar esse processo e a deformidade pode causar dores e desgastar as articulações, predispondo à artrose no futuro.
Problemas na coluna, como a cifose, lordose e o rebaixamento do arco plantar também são citados por especialistas como efeitos do sobrepeso.
Além disso, associada ao impacto repetitivo e caracterizada por uma inflamação conjunta do osso e da cartilagem, a osteocondrite pode ser outra consequência da obesidade entre as crianças, causando dores e podendo até levar a mancar. Agência Graffo

Nenhum comentário:

Postar um comentário