Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 20 de maio de 2011

SINVASTATINA, ASPIRINA e HIPERTENSÃO ARTERIAL PULMONAR

Embora habitualmente usadas para tratar doenças cardíacas, a aspirina e a sinvastatina não mostraram benefícios na hipertensão arterial pulmonar (HAP), uma doença progressiva caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea em artérias pulmonares, de acordo com uma nova pesquisa apresentada na conferência internacional da American Thoracic Society, que aconteceu esta semana em Denver, Colorado.
Em estudo financiado pelo U.S. National Institutes of Health, pesquisadores dividiram 65 pacientes em quatro grupos: um recebendo aspirina, outro usando sinvastatina, um grupo tomando ambas as medicações e o último usando placebo.
Surpreendentemente os resultados indicaram que a aspirina e a sinvastatina não mostraram evidências de benefícios clínicos na população estudada, segundo Dr. Steven Kawut, coordenador do estudo e professor de epidemiologia na University of Pennsylvania School of Medicine.
Após receberem as medicações por 6 meses, os pacientes foram avaliados para verificar o quão longe poderiam caminhar em 6 minutos. A distância tendeu a ser menor no grupo que recebeu sinvastatina. Não houve diferenças naqueles que usaram aspirina ou placebo. Estes achados não suportam a rotina de tratamento atual com estas medicações em pacientes com hipertensão arterial1 pulmonar.
A HAP é uma doença grave, rara e incurável. Ela causa dificuldades respiratórias progressivas, fadiga e vertigens. Pode estar ligada à insuficiência cardíaca3 e morte.
Os autores concluem que a aspirina e a sinvastatina devem continuar a serem usadas para as indicações clínicas habituais em pacientes com HAP, mas não devem ser administradas para tratar especificamente a hipertensão arterial1 pulmonar.
É importante lembrar que pesquisas apresentadas em conferências mostram resultados preliminares que precisam ser avaliados em publicações sujeitas à apreciação prévia de avaliadores capacitados.
Fonte: International Conference of American Thoracic Society, 13 a 18 de maio de 2011
(Fonte: NEWS.MED.BR, 2011. Aspirina e sinvastatina não oferecem benefício para a hipertensão arterial pulmonar, diz artigo apresentado na conferência internacional da American Thoracic Society. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário