Pesquisar este blog

domingo, 6 de maio de 2012

CAIOBÁ (PR) - RECICLAGEM DE BITUCA DE CIGARRO

Pedalando pelo Calçadão de Caiobá, balneário do município de Matinhos, litoral do Paraná, encontrei alguns recipientes para a coleta de bitucas de cigarro, fixados em postes de iluminação pública.
A Associação Fukuoka do Sul do Paraná é a responsável pelo programa e tem apoios oficiais: Prefeitura de Matinhos, Instituto Ambiental do Paraná e Ministério Público do Paraná.



ASSOCIAÇÃO FUKUOKA DO SUL DO PARANÁ - http://www.afukuoka.com.br/bitucas-de-cigarros/

Bitucas de Cigarros


O projeto da implatação do PAPA BITUCA é busca ajudar na despoluição de ruas, solos, rios, reutilizando as bitucas de cigarro de forma consciente e sustentável. Os restos de cigarros muitas vezes deixados em calçadas, leva cerca de cinco anos para se decompor, provocando, muitas vezes, o entupimento de bueiros e poluição do solo, rios, nascentes e todo o meio ambiente.
O Papa Bitucas presente no Palladium Shopping Center é um conjunto de recipientes desenvolvidos para facilitar o armazenamento das bitucas de cigarro que, depois de cheio, os materiais são recolhidos e enviados pelo shopping até a sede da Associação Fukuoka do Sul do Paraná, em Curitiba. Depois disso, o material é destinado para a  Empresa Conspizza Soluções Ambientais que transformam os resíduos em pasta contra erosão, a partir das bitucas de cigarros. A pasta criada por eles é feita a partir da aplicação de hidrossemeadura com Acetamulch, que permite o crescimento uniforme da vegetação onde é instalada, criando uma barreira muito eficiente contra a ação de  chuva e outros agentes de erosão.




4 comentários:

  1. Temos interesse em implantar o sistema de coleta de bitucas em nossa cidade, e enviar a Fukuoka. <Moramos em Londrina. Teremos algum recurso para recolher tal dejeto e enviar a Associação?

    ResponderExcluir
  2. Olá. Parabéns pela iniciativa. Acredito que apoio receberão.
    Entrei em contato com a Associação Fukuoka solicitando ajuda, mas me adianto e deixo as seguintes referências para vocês:

    Sede Curitiba
    A ASSOCIAÇÃO FUKUOKA DO SUL DO PARANÁ tem sua sede administativa na Alameda Dr. Muricy, 474 – 4º andar – conj. 42a – Centro – CEP 80010-120 – Curitiba – Paraná – Brasil
    Telefone: 55 (41) 3323-8257 – Fax: 55 (41) 3322-3367
    Telefone: 55 (41) 3224-1624 c/José Raul Imoto
    Estruturas Operacionais
    Para atendimento aos PROJETOS AMBIENTAIS a ASSOCIAÇÃO FUKUOKA DO SUL DO PARANÁ tem duas estruturas de apoio operacional:
    1) Rua Simão Brante, 930 – bairro Uberaba – CEP 81570-340 – Curitiba – Paraná – Brasil, em parceria com a ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA BUDISTA HIGASHI HONGANJI.
    2) Rua Antonio Amilton Trevisan, 377 – Condomínio Industrial Mauá – CEP 83413-610 – Colombo – Pr.
    Telefone: 55 (41) 3029-7939
    Coordenação: Edson Sadao Imoto – Celular: 55 (41) 9976-3321
    E-mail: eimoto@devolva.org

    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  3. Joni.
    Parabéns pelo trabalho que vc desenvolve. Apenas uma observação:
    vc ja feza algum contato com a empresa Conspizza de Curitiba, para saber se essa entidade realmente envia o material coletado para a reciclagem? Fale com o proprietário, Sr. Angelo Pizzato. Voce irá se surpreender!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Já enviei um e-mail a você comentando a situação.
    Com lealdade e franqueza, digo que não endosso/conheço nada sobre a operação realizada entre as partes envolvidas neste projeto citado por mim, a não ser a existência destes materiais afixados em postes do município de Matinhos-PR, pois eu mesmo os fotografei.
    Procurarei averiguar o que acontece além do que nossa vista alcança.
    Uma honra tê-lo por perto.
    Joni

    ResponderExcluir