Pesquisar este blog

sábado, 5 de maio de 2012

SEL-068: VACINA CONTRA A NICOTINA


Cientistas criaram uma vacina sintética a base de nano partículas que estimula o sistema imunológico a bloquear a nicotina.
Todo mundo está cansado de ouvir sobre os riscos que o cigarro representa para a saúde. Outra desvantagem que o cigarro oferece é o preço: recentemente foi aprovada uma lei que fixa o preço mínimo de um maço de cigarros em R$ 3,00.
No entanto, quem fuma tem sempre o mesmo argumento: é prazeroso. E se uma coisa é prazerosa, é possível deixá-la de lado? Pesquisadores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos nos Estados Unidos, acreditam que sim, é possível deixar de fumar apesar da desculpa do “prazer".
  Para ajudar com os esforços, os cientistas criaram uma vacina sintética a base de nano-partículas que estimula o sistema imunológico para que este produza anticorpos que bloqueiem a nicotina. Com a barreira criada pelos anticorpos, a nicotina não chega ao cérebro, evitando o prazer de estar fumando e facilitando a eliminação do vício.
  Os investigadores explicam: por mais que a nicotina não seja um vírus, a vacina atua como se fosse. O efeito da nova vacina, que leva o nome de SEL-068, pode durar por vários anos e no lugar de aliviar a vontade de fumar, como os remédios atuais fazem, faz com que os fumantes não sintam essa necessidade.
  Os testes com humanos começarão em breve e a companhia que testou o invento no laboratório inclusive já trabalha em vacinas sintéticas similares com o objetivo de combater o câncer, diabetes e até mesmo a rejeição a transplantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário