Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

BANANA e SPRAY DE QUITOSANA

A banana é o segundo fruto mais consumido e produzido no Brasil. Quem gosta da fruta sabe que ela deve ser comida sem demora, pois logo fica mole e começa a apodrecer. Mas bananas pretas na fruteira podem ficar no passado. Cientistas chineses garantem que em breve as bananas poderão durar até 12 dias, com a aplicação de um spray que desacelera o processo de amadurecimento.
Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de TianJin, na China, desenvolveram um aerogel à base de quitosana, substância presente na concha de camarões e caranguejos. Com a aplicação do aerogel na casca da banana, a fruta fica fresca por mais tempo, pois a quitosana faz com que as bactérias sejam destruídas e que a fruta “respire” melhor.
As bananas “respiram” oxigênio e devolvem dióxido de carbono para o ar pela casca. Quanto mais rápida é essa respiração, mais rápido é o amadurecimento. Quando as frutas ficam amarelas e macias, devem ser consumidas logo porque as bactérias começam a se desenvolver nesse momento, até que a fruta apodrece. De acordo com pesquisadores, bananas verdes que foram pulverizadas com a substância feita com quitosana duraram mais e tiveram o processo de apodrecimento retardado.
Cientistas afirmam que em breve o produto deve ser comercializado, mas, antes, sua receita deverá ser melhorada. Será que esse spray também será vendido a preço de banana? [ACS/Ciência Hoje]

Um comentário: