Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

VITAMINA D e INFECÇÕES PULMONARES


Vitamina D melhora tratamento para infecção pulmonar

Suplementação da vitamina ajuda a melhorar a resposta imunológica e a reduzir o processo inflamatório da doença

A tuberculose é transmitida de forma direta, basta ingerir as pequenas gotas de saliva que são expelidas pelo indivíduo contaminado ao falar, tossir ou espirrar
A tuberculose é transmitida de forma direta, basta ingerir as pequenas gotas de saliva que são expelidas pelo indivíduo contaminado ao falar, tossir ou espirrar (BananaStock/Thinkstock)
A suplementação com vitamina D pode ajudar no tratamento da tuberculose pulmonar, uma infecção bacteriana contagiosa. De acordo com estudo publicado no periódico científico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), a vitamina tem a capacidade de acelerar a resposta imunológica induzida pelo tratamento medicamentoso, além de ajudar a controlar o tamanho da própria inflamação.

Para avaliar os efeitos da vitamina D, a pesquisadora Anna Coussens e equipe dividiram 95 voluntários em dois grupos. Todos eles estavam recebendo tratamento para a tuberculose pulmonar com medicamentos. Além dos remédios, 44 pacientes receberam também altas dosagens de suplemento de vitamina D, enquanto 51 receberam placebo. Aqueles indivíduos que ingeriram a vitamina D eliminaram as bactérias dos pulmões mais rapidamente do que aqueles que receberam placebo. A vitamina também reduziu respostas inflamatórias possivelmente prejudiciais.
Resultados — De acordo com Anna, os danos no tecido pulmonar causados por respostas inflamatórias podem, às vezes, levar ao desenvolvimento de cavidades no órgão. Ao acelerar o processo de cura, os pacientes poderiam ser infecciosos por um período de tempo mais curto, além de sofrer um menor dano pulmonar — quando comparados ao processo de progressão natural da doença.
A habilidade da vitamina D para minimizar a resposta inflamatória, sem comprometer a ação dos antibióticos, levanta ainda a possibilidade, dizem os autores, de que sua suplementação possa também beneficiar outros pacientes. Entre eles, estão aqueles que recebem terapia antimicrobiana para pneumonia e outras infecções pulmonares.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Vitamin D accelerates resolution of inflammatory responses during tuberculosis treatment

Onde foi divulgada: periódico PNAS

Quem fez: Anna K. Coussens e equipe

Dados de amostragem: 95 pacientes em tratamento para a tuberculose pulmonar

Resultado: A suplementação com vitamina D ajudou a acelerar a resposta imunológica à infecção, além de reduzir o tamanho da inflamação no pulmão. A ação da vitamina não interferiu na eficácia dos medicamentos já em uso para o tratamento da doença


FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/vitamina-d-melhora-tratamento-para-infeccao-pulmonar

Nenhum comentário:

Postar um comentário