Pesquisar este blog

Carregando...

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ANIMAIS PEÇONHENTOS: ACIDENTES


Acidentes com animais peçonhentos crescem 157% em dez anos.

O período de novembro a março apresenta um número maior desse tipo de acidente, por causa das chuvas.

Escorpião
Escorpião: a região Nordeste teve o maior número de acidentes com esses animais em 2011 - mais de 30.000 casos(Thinkstock)
O número de acidentes envolvendo animais peçonhentos teve um aumento de 157% nos últimos dez anos, segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com dados divulgados nessa quarta-feira, em 2010 foram registrados 124.876 acidentes, contra 139.000 em 2011 – um aumento de aproximadamente 11,5% de um ano para o outro. A região Nordeste apresenta o maior número de acidentes com escorpiões – mais de 30.000 casos em 2011, enquanto o Sul registra o maior número de acidentes com aranhas: 18.052 casos no mesmo ano.
O período de novembro a março apresenta um número maior desse tipo de acidente. Para Eduardo Caldas, coordenador da Unidade Técnica de Vigilância em Zoonoses do Ministério da Saúde, as chuvas representam parte do motivo. "As chuvas desalojam os animais que vivem em tocas, como escorpiões, aranhas e serpentes. Eles acabam procurando abrigo em locais mais secos, muitas vezes, dentro de residências, aumentando, dessa forma, a chance de ocorrência de acidentes."
Esse período também corresponde ao aumento das lavouras, locais com mais risco de contato com cobras, por exemplo. Além disso, nesses meses o clima é mais quente e ocorrem as férias escolares, o que leva as pessoas a praticarem mais atividades ao ar livre.
Cuidados – Em caso de acidentes, a vítima deve ser encaminhada rapidamente ao hospital. Se possível, o membro atingido deve ser colocado em uma posição mais elevada em relação ao corpo. Não é recomendada a aplicação de qualquer tipo de substância na picada além de água e sabão. A principal recomendação para pessoas que têm contato com atividades rurais e de jardinagem é a utilização de vestimenta adequada, como luvas e calçados de cano longo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário